Artesan
Artesãos & Comunidades > Serra da Capivara
Foto de Serra da Capivara

Serra da Capivara

Os registros do homem primitivo mostram o cotidiano, um beijo, os animais, um universo milenar diante dos olhos de quem passa. O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, que fica nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. Esta área tem a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América.

A ideia de unir a estética dessa arte rupestre com a cerâmica trouxe uma produção importantíssima para a região, na já consagrada Cerâmica Serra da Capivara. Fundada em 1992, pela arqueóloga Niède Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), instituição responsável pelo manejo e pesquisas do parque. A Serra foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1991 e reconhecida como patrimônio nacional, em 1993. A iniciativa hoje emprega cerca de 30 artesãos que moram no entorno do Parque Nacional. É um projeto que procura aliar a preocupação ambiental com o desejo de inclusão social e econômica.

O barro é a matéria prima do trabalho e é com ele que os artesãos plasmam nas peças os desenhos conservados nos sítios arqueológicos. No processo de produção, as impurezas são separadas da argila para, depois, ela ser manipulada manualmente pelos artistas. Em seguida, as gravuras são pintadas à mão, com toda a calma e delicadeza, reproduzindo com perfeição os traços dos homens primitivos. Já trabalhadas, as peças são colocadas para secar e algumas são tingidas na própria argila, para então serem pintadas e vitrificadas, o que traz um toque de sofisticação especial.

A troca com a natureza e o respeito com ela também é herança ancestral na região. A cerâmica produzida possui certificações do meio ambiente, pois possui manejo sustentável, não havendo prática de escavação do solo. Desde o início do projeto, a argila é retirada de consciente. Além disso, o processo de queima das peças é feito a gás e não a lenha. A produção responsável é um ponto forte dos produtos da Serra da Capivara em sua originalidade, criatividade e beleza singular.

Produtos de Serra da Capivara

Outros artistas

Se inscreva em nossa newsletter e receba nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!
Ocorreu um erro, tente novamente.