Artesan
Artesãos & Comunidades > Mano de Baé
Foto de Mano de Baé

Mano de Baé

Tracunhaém - PE

Músico e artesão, a arte parece ser parte constituinte de Evilásio Leão Machado, conhecido como Mano de Baé. O aprendizado do ceramista com o artesanato começa na infância, com o seu pai. Na música, Mano é nome conhecido nas rodas e sambadas de coco, herança cultural fortíssima entre os homens e mulheres simples da Mata Norte, difundida por Pernambuco.

Nascido em Tracunhaém, a famosa cidade do barro e cos ceramistas, tem no seu trabalho o retrato do cotidiano popular, mostrando o sonho, a fertilidade, a dança, o namoro, o caminhar junto. Na figura sereia, tem a representação da beleza, do fantástico, da imaginação. Alguns traços são fortes na sua personalidade artística: figuras humanas com o rosto e parte do corpo achatado, em um formato quadrado.

Mano de Baé se autodenomina um contribuinte da cultura e atrai admiradores bem diferentes uns dos outros para a sua arte. Dos mais simples aos mais técnicos e sofisticados, como arquitetos e decoradores. Seu trabalho já esteve até estampando em vitrines de novela, já tendo conquistado compradores do Brasil e do mundo, por São Paulo, Minas Gerais, Salvador, Brasília, Portugal, Itália, França e Estados Unidos. O artista faz parte de uma nova geração que veio para dar o que falar, trabalhando com o que ama e levando a cultura do nordeste para todos os lugares.

Produtos de Mano de Baé

Outros artistas

Se inscreva em nossa newsletter e receba nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!
Ocorreu um erro, tente novamente.