Artesan
Artesãos & Comunidades > Juão de Fibra
Foto de Juão de Fibra

Juão de Fibra

Novo Gama - GO

A história de Juão de Fibra é, como ele mesmo diz, fruto dos rastros de talento que foi deixando pelo seu caminho. Foi do Ceará para o mundo do alto conceito de decoração e artes manuais, que o voo desse artesão foi levantado. Nascido em Varjota – CE, João Gomes da Silva (seu nome de batismo) foi um migrante da seca, que saiu do Nordeste ainda criança, com a família, para viver no Distrito Federal. Foi por isso que ele cresceu em meio ao Cerrado, bioma cheio de matas, córregos, vegetação nativa. João relata em entrevista que, ao seu redor havia “muitos animais, fauna e flora eram perfeitas.” E foi esse Cerrado que despertou o senso de artesão dentro dele.

Juão de Fibra descobriu, com o tempo, que as raízes de sua família já carregavam o artesanato há muitas gerações. A mãe, em tempos passados, fazia artefatos com palha de carnaúba, no Nordeste. Mas, quando tinha 20 anos de idade, os caminhos de João ganharam novos horizontes, quando conheceu Dona Antônia Lopes de Oliveira. Ela era presidente da Associação dos Artesãos do Gama e dominava a técnica de trançado com o capim colonião. Foi ela quem transmitiu, de bom grado, o manuseio correto e complexo para para Juão. Foi essa técnica que tomou conta das mãos do artesão desde então.

Com o apoio de diversas pessoas e instituições como o SEBRAE, Juão de Fibra (nome que hoje é uma marca) ampliou seu mix de produtos. Hoje ele produz objetos de decoração, utensílios como um todo e moda feminina, com grande personalidade e DNA próprio. Ao longo dos últimos anos, Juão recebeu o título de mestre, – o que sempre o inspira a ensinar seu ofício – participou de várias exposições e feiras pelo Brasil, ganhou um livro sobre a sua história e teve suas peças utilizadas em ambientações sofisticadas como na CasaCor e Casa de Alessa.

O mestre artesão também foi reconhecido em publicações da Revista Casa Vogue e figurou entre os melhores artesãos do Brasil, no catálogo elaborado pelo Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, de 2017. Em 2018, foi homenageado na maior feira de artesanato da América Latina, a FENEARTE. O trançado de João Gomes ainda atravessou as fronteiras do país, conversando facilmente com o que há de mais moderno. Ele fechou parceria para coleção da marca nacional Lokawear e até a com Osklen, renomada marca internacional.

Produtos de Juão de Fibra

Outros artistas

Se inscreva em nossa newsletter e receba nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!
Ocorreu um erro, tente novamente.