Capela - AL
Aprendeu a desenhar aos cinco anos, João das Alagoas é um dos maiores escultores do país. Recriou o Bumba meu boi e molda em sua superfície histórias do povo, das brincadeiras, casamentos, folclore e tradições nordestinas, enfim, memórias da época em que era criança.
A inspiração para a peça mais característica do trabalho de João veio quando ele decidiu unir o formato arredondado boi do Mestre Manuel Eudócio com uma peça que viu em uma revista de um vaso de cerâmica grego com esculturas no seu relevo.
Quem conhece João, percebe logo sua simplicidade, simpatia e dedicação ao desenvolvimento da arte de Capela, em Alagoas. Em seu ateliê, além de produzir as peças, o artesão dá aulas para os interessados em aprender a arte da cerâmica.
Recebeu em 2011 o título de Patrimônio Vivo de Alagoas. Seu currículo contempla vários prêmios no Brasil e fora do país e suas obras integram importantes coleções de arte popular em museus e galerias do Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.