Artesan
Artesãos & Comunidades > PoloProBio
Foto de PoloProBio

PoloProBio

Castanhal - Pará

A Amazônia, fonte de infinitas riquezas, doa sua beleza gentilmente a quem sabe aproveitá-la com respeito. E quando se une o conhecimento ancestral das comunidades indígenas, o saber dos antigos seringueiros e a ciência, o resultado é tanto inspirador quanto transformador. A mistura do látex com fibras vegetais produz o Encauchado: a borracha natural produzida nos seringais nativos da floresta, dentro dessa proposta. Esse material foi desenvolvido na união das pesquisas acadêmicas e a tradição dos povos amazônicos e a Poloprobio vende com a marca Encauchados/Seringô.

Os experimentos com o material tiveram início há mais de duas décadas, no Acre. O resultado foi a criação de uma linha de produtos diversificada, com design moderno, sofisticado, que inclui calçados, jogos americanos belíssimos, cachepôs e sousplats. Esses últimos, são inspirados nos formatos únicos, nas texturas e nas cores das folhas da Floresta Amazônica. A folha Capeba, a Vitória-Régia e a Apuí, são alguns exemplos das folhas utilizadas no design dos produtos. O grande diferencial dessas peças é a tecnologia social aplicada a elas. O processo industrial, agressivo, cheio de componentes químicos, de maquinários nocivos à floresta, foi transformado em um processo artesanal de manuseio do látex, dispensando até energia elétrica, máquinas ou estufas. Os recursos naturais, no Poloprobio, são utilizados de forma respeitosa, consciente, traçam uma relação de troca com a natureza, sem destruição.

Ou seja, o Poloprobio é uma instituição que trabalha na área ambiental, com ações que aliam desenvolvimento comunitário, inovação e cultura. O objetivo do Polo é fortalecer as comunidades tradicionais e indígenas, dando acesso à tecnologia. Os produtores, empoderados, podem empreender e fabricar produtos com maior valor agregado, competitivos no mercado. As comunidades produzem e criam suas próprias peças, ao invés de vender matéria-prima para a indústria. Entre os grupos envolvidos com a produção dos encauchados, estão os povos indigenas Arapiuns de Santarém e seringueiros dos municipios de Anajás, qulombolas de Acara, Assentados da Reforma Agrária em São Fancisco do Pará e Santa Maria do Pará. A sede principal do instituto, porém, fica em Castanhal, no Pará.

Produtos de PoloProBio

Outros artistas

Se inscreva em nossa newsletter e receba nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!
Ocorreu um erro, tente novamente.