Artesan
Artesãos & Comunidades > Capim Dourado
Foto de Capim Dourado

Capim Dourado

Jalapão - TO

O Brasil tem um capim com cor e brilho de ouro. Uma beleza que, de fato, enriquece as regiões onde ele é abundante, como também a cultura desse país de maravilhas naturais tão exuberantes. O Capim Dourado é uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae. Ele aparece em campos úmidos, próximos a veredas, em diversas regiões do Cerrado (isso abrange estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Bahia). O local de referência na prática do artesanato com o famoso capim brilhante é a região do Jalapão, que fica em Tocantins.

As possibilidades de confecção com o Capim Dourado são inúmeras. Pulseiras, brincos, mandalas, cestos, luminárias, bolsas, cintos, vasos, chapéus, sousplat, porta-canetas, porta-copos e o que mais a criatividade permitir. Com a cor que lembra a do ouro, os objetos são muito valorizados e procurados pelos bons apreciadores do artesanato. As peças criadas com o capim chegaram ao Jalapão em meados de 1920, pelas mãos ancestrais dos índios Xerente. Os pequenos maços de hastes do Capim Dourado eram costurados com uma fibra fina e resistente, obtida de folhas novas da palmeira Buriti. O ofício artístico foi aprendido pelos moradores da comunidade quilombola da Mumbuca e, desde então, o conhecimento é transmitido entre as gerações das comunidades jalapoeiras.

A colheita do capim é extremamente cuidadosa, realizada com grande preocupação a respeito da preservação do meio ambiente. Desde 2002, a PEQUI – Pesquisa e Conservação do Cerrado, em conjunto com associações extrativistas do Jalapão – realiza estudos para testar e acompanhar os efeitos do extrativismo sobre o Capim Dourado e o Buriti. Esses estudos são fundamentais para que a colheita da matéria-prima seja realizada de forma consciente, sem deixar de garantir a manutenção da fonte de renda de centenas de artesãos. De acordo com essas pesquisas, o Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de setembro e 20 de novembro, para que não entre em extinção. Fora o cuidado na hora da colheita em si: para colher 1 kg, as artesãs demoram mais de cinco horas. As peças de artesanato de Capim Dourado são vendidas na própria comunidade, com revenda por todo o Brasil e até mesmo fora do país.

Produtos de Capim Dourado

Outros artistas

Se inscreva em nossa newsletter e receba nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!
Ocorreu um erro, tente novamente.