Artesan
Artesãos & Comunidades > André da Marinheira
Foto de André da Marinheira

André da Marinheira

Boca da Mata - AL

André da Marinheira é natural do município de Boca da Mata, distante 80km de Maceió, capital de Alagoas. Aprendeu o ofício da arte na madeira com o seu pai, Manoel da Marinheira, já falecido e considerado grande mestre escultor. Existe até um museu em homenagem a Manoel na região, reunindo suas centenas de esculturas de animais. André foi um dos poucos filhos que seguiu os passos do pai e, hoje, também possui largo reconhecimento em seu trabalho.

Aos 12 anos, começou a dar os primeiros passos na arte da madeira e esculpiu a sua primeira peça, um tatu e aos 15 anos, já se sentia um profissional, comercializando algumas peças menores para ajudar na renda familiar. Hoje, André acumula mais de 35 anos dedicados à arte do entalhe. Um tempo cheio de intimidade e amor pelo trabalho feito sem pressa, atento aos detalhes e à unicidade de cada peça. Inclusive, André não gosta de pegar um número muito grande de encomendas, prefere ter tempo e calma para cada uma.

Um homem simples e cheio de força, André da Marinheira é reconhecido Mestre da Arte da Escultura de Madeira pelo SEBRAE e já recebeu inúmeros prêmios e homenagens. Em 2012, ganhou o Prêmio Culturas Populares, promovido pelo Ministério da Cultura. Em uma entrevista, diz que essa foi uma das maiores emoções de sua vida.

Produtos de André da Marinheira

Outros artistas

Se inscreva em nossa newsletter e receba nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!
Ocorreu um erro, tente novamente.